quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jogo para praticar a Lingua Portuguesa

Para trabalhar a área curricular da Língua Portuguesa no 1º ciclo, nomeadamente para o 1º ano, o grupo escolheu o jogo Pesca Letras que se encontra no site "Escola Games".



                                                               Imagem - Jogo Pesca Letras

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Definição de blogue e sua utilização educativa

O que é um blogue?

A definição de “blogue” é dada por vários autores, sendo que cada um tem a sua visão/opinião em relação à mesma. De modo a esclarecer em relação a esta questão fomos pesquisar sobre o pensamento de vários autores.
Segundo Sousa et. al (2007:89) “Um blogue é acima de tudo um sítio web onde são colocadas mensagens (habitualmente designadas por posts), por ordem cronológica invertida, sobre um ou vários temas”. Normalmente, este é utilizado por jovens como uma espécie de diário onde partilham as suas alegrias, tristezas, momentos importantes da sua vida. Carvalho et. al (2006:635) acrescenta que “O blogue foi concebido como um diário na Web (…) aberto a todos os cibernautas e permite que os visitantes deixem os seus comentários, tornando-se num fácil e popular meio de comunicação. (…) Os blogues podem ser pessoais ou colectivos e estarem abertos a todos ou afectos a uma comunidade fechada”. A utilização de blogues traz algumas vantagens tais como: “a criação e o manuseamento das ferramentas de publicação é mais fácil; as interfaces disponibilizadas permitem ao utilizador centrar-se no conteúdo e apresentam funcionalidades como comentários, arquivos, entre outros”. (Orihuela & Santos, 2004 citado por Carvalho et. al, 2006:635). Por último, Sollars (2007) citado por Cardoso & Figueiredo (2011:51), afirma que “O blogue é um espaço na Web onde mensagens podem ser publicadas, editadas e comentadas com respostas de um imediatismo impossível de concretizar em situações tradicionais de uso de papel”.


Utilização educativa dos blogues

Um blogue educativo “pode permitir o desenvolvimento da leitura e da escrita, assim como das capacidades de audição e expressão oral num ambiente motivador de colaboração, interação e reflexão onde aprender ganha significado. (…) um blogue permite uma interatividade entre participantes em situações reais ou muito próximas do real que permitem o desenvolvimento de competências comunicativas de forma adequada e efetiva”. Cardoso & Figueiredo (2011:51).
Nas palavras de Gomes (2005) citado por Gomes & Lopes (s.d:118), “A blogosfera educacional é cada vez mais transversal aos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino superior”. Complementando esta informação, Gomes & Lopes (s.d:123) afirmam que a exploração dos blogues realizada pelo próprio aluno “transforma-os, mais do que num recurso pedagógico, numa estratégia de ensino-aprendizagem, que visa conduzir os alunos a actividades de pesquisa, selecção, análise, síntese e publicação de informação, com todas as potencialidades educacionais implicadas”.
Ao efetuarmos esta pesquisa podemos concluir que os blogues podem ser utilizados para inúmeras situações embora achemos que os educacionais/pedagógicos são fundamentais para a aprendizagem das nossas crianças/jovens no seu percurso escolar, principalmente aqueles que são criados por professores para esse mesmo efeito.

Referências Bibliográficas
Cardoso, E. L., & Figueiredo, E. Q. (maio de 2011). Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa. Educação Unisinos, pp. 159-160.

Carvalho, A. A., & et., a. (2006). Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas. Minho: Universidade do Minho.

Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (s.d.). Blogues escolares: quando, como e porquê? Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal.


Sousa, P. J., & et., a. (2007). Novos espaços na Web: os blogs na área da documentação e informação. Lisboa: BAD.